Blog

Ansiedade – Conheça esse mal do século

Ansiedade

ANSIEDADE – CONHEÇA ESSE MAL DO SÉCULO

Você já deve ter sentido, alguma vez, aquele friozinho na barriga antes de uma entrevista de emprego, de um exame ou de um encontro há muito tempo aguardado. Mas quando é que esse nervosismo normal se transforma em ansiedade?

No mundo moderno, há inúmeros elementos geradores de pressão social, seja em casa, no trabalho, na escola, e ainda aqueles que a pessoa impõe a si mesma. Saber lidar com isso de forma adequada é de grande importância para nosso bem-estar.

O que é ansiedade?

A ansiedade, considerada o mal do século, constitui-se em uma preocupação exagerada e constante com problemas que enfrentamos cotidianamente. O medo do futuro, de não ser bem aceito ou das contas para pagar são apenas alguns exemplos.

Diagnosticar e tratar a ansiedade logo que surgirem os primeiros sintomas é fundamental, a fim de que esse distúrbio não se agrave e prejudique, assim, sua qualidade de vida.

Quais os tipos de ansiedade?

Há vários tipos de ansiedade. Eles são classificados de acordo com a intensidade e a frequência com que ocorrem:

  • Fobia específica: chamamos de fobia específica quando o temor é de algo pontual, como medo de cachorro, de agulha, de ver sangue, de pegar um avião ou medo de altura, por exemplo;
  • Fobia social: refere-se à preocupação exagerada que a pessoa tem com a avaliação de outros sobre o seu comportamento, o modo de ser, além de situações que envolvam uma audiência ou público, como palestras, apresentações e reuniões;
  • Agorafobia: alguém com agorafobia não usa transporte público, pois está com várias outras pessoas ao redor. Da mesma forma, sente-se incomodada com lugares amplos, evitando, ainda, sair sozinho de casa. Em casos mais graves, não consegue até mesmo sair de casa;
  • Síndrome do pânico: inesperadamente, a pessoa é tomada por um medo que a faz perder o controle, sentindo-se sufocada, com taquicardia e a sensação de que vai morrer. Essa crise dura, em média, de 10 a 20 minutos. Porém, o pavor é tão intenso que desencadeia até o medo de sentir medo, pois não tem hora nem lugar para acontecer novamente;
  • TOC: o Transtorno Obsessivo-Compulsivo é como uma ideia fixa, um pensamento (geralmente negativo e destrutivo), algo impossível de ser deixado de lado. Também se refere a atividades que precisam ser executadas a todo instante. Exemplos de TOC: objetos têm de estar dispostos em uma determinada ordem, limpeza exagerada, lavar as mãos diversas vezes ao longo dia, olhar se o forno está realmente desligado repetidamente, não parar de imaginar que algo de ruim sucederá com uma pessoa querida;
  • Transtorno pós-traumático: depois de sofrer um episódio traumático, seja físico ou emocional, a pessoa continua a reviver a situação como se ocorresse novamente, tendo as mesmas sensações.

Tratando a ansiedade

Pesquisadores da MayoClinic, nos Estados Unidos, conseguiram detectar em ratos determinadas células que seriam responsáveis pela ansiedade.

Eles conseguiram eliminar algumas dessas células instáveis, deixando as saudáveis intactas. Com isso, os ratos submetidos ao tratamento tiveram o crescimento de novos neurônios e tornaram-se menos ansiosos.

A Dra. Jurk, médica responsável pelo estudo, está bastante otimista e afirma que a experiência mostra que estão no caminho para ajudar muitas pessoas no futuro.

A tecnologia também está fazendo sua parte. Diversos aplicativos prometem contribuir bastante para baixar o nível de ansiedade. É o caso dos aplicativos Rainy Day, Gratitude e o Anti-Stress Quotes.

Benefícios da Psicoterapia

A psicoterapia também é de extrema relevância para quem sofre de ansiedade. Conheça alguns de seus benefícios:

  • Autoconhecimento e autoconfiança;
  • Mudança de mentalidade;
  • Autocontrole das emoções;
  • Aceitação de seus pontos negativos e positivos;
  • Melhoria na expressão de sentimentos;
  • Estabelecimento de objetivos;
  • Receber orientação para enfrentar as situações quanto a fatores desencadeadores.

A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa, mesmo porque cada um tem a sua história de vida, que deve ser analisada com cuidado pelo psicólogo.

A clínica Psicólogo Higienópolis tem vasta experiência no tratamento para todos os tipos de ansiedade, inclusive os mais complexos, valendo-se de uma abordagem moderna e da medicina integrativa. Conheça o trabalho da clínica.

Referências

http://saude.culturamix.com/noticias/os-beneficios-da-terapia-psicologica

https://psicologafabiola.com.br/ansiedade-tratamento/

https://rainy-day-remastered.br.uptodown.com/android/download

https://www.eusemfronteiras.com.br/aplicativos-que-te-ajudam-a-controlar-a-ansiedade/

https://www.kare11.com/article/news/mayo-clinic-researchers-find-cells-that-could-be-the-culprits-of-anxiety/89-3bfae231-f107-4371-b5d1-6061f00e4835

https://www.cuimc.columbia.edu/news/anxiety-cells-identified-brains-hippocampus

https://www.psicologiaviva.com.br/blog/psicologo-no-tratamento-da-ansiedade/

http://www.ufrgs.br/toc/index.php/sobre-o-toc/5-o-que-e-o-toc-e-quais-sao-os-seus-sintomas.html

http://ansiedadepanico.com/2018/07/20/tipos-de-ansiedade/

http://plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=193

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.xds.gratidao&hl=en_US

https://www.nimh.nih.gov/health/topics/anxiety-disorders/index.shtml#part_145336

Os comentários para esta postagem estão desativados.

Depressão: tem solução!

Depressão: Um Problema Que Tem Solução A depressão é um transtorno que tem atingido milhares de pessoas, sem distinção …

Ansiedade – Conheça esse mal do século

ANSIEDADE – CONHEÇA ESSE MAL DO SÉCULO Você já deve ter sentido, alguma vez, aquele friozinho na barriga antes de uma …

Ansiedade

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Provérbios 12.25)   Em que consiste a ansiedade? …