Blog

Ansiedade

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Provérbios 12.25)

 

Em que consiste a ansiedade? É possível usá-la ao nosso favor? Ela é ruim para nós? Estas, dentre outras semelhantes, são perguntas feitas usualmente, porém as respostas que obtemos muitas vezes não são precisas, o que nos deixa com mais dúvidas sobre este sentimento.

Basicamente, a ansiedade consiste em um desperto que altera a sequência de ações do sujeito, podendo ser benéfico ou prejudicial. Geralmente, o que o ser humano entende por controle é a previsibilidade, o tempo e a ordem em que certos eventos vão ocorrer. Um exemplo clássico disso pode ser notado ao observarmos nossa rotina: pela manhã, acordamos, levantamos, tomamos o café da manhã e nos preparamos para ir para a escola, faculdade ou trabalho. Após o passar do dia, queremos voltar para o conforto de nossos lares, ao lado de nossa família e desfrutar de momentos de lazer e alegria, e acreditamos que tudo isso ocorrerá em uma sequência pré-determinada. Ou seja, ter este conjunto de eventos sucessivos em mente é o que um sujeito entende por organização pessoal.

De maneira geral, podemos usar a ansiedade a nosso favor. Por exemplo, quando sabemos que um evento relativamente importante está cada vez mais perto de acontecer (casamento, formatura, viagem de férias, etc.), tendemos a ficar eufóricos conforme este tempo vai passando, e nos organizamos da melhor maneira possível para o mesmo: separamos as melhores roupas, compramos um belo presente, fazemos uma revisão mecânica geral no carro, dentre outras ações que visam minimizar as chances de ocorrer algum imprevisto que possa causar algum transtorno durante o desfrute do evento. Neste caso, a ansiedade está animando, dando forças e impelindo o sujeito positivamente, pois quer aproveitar ao máximo tal momento, que aguardou a certa quantidade de tempo.

Mal posso esperar para chegar aquele grande dia!!

De maneira semelhante, a ansiedade também pode trabalhar contra nós. Podemos citar como exemplo quando estamos em uma situação que aguardamos um resultado que nos deixará contentes, porém o mesmo não depende totalmente de nós para ocorrer. Para deixar mais claro e exemplificado, isso ocorre quando fazemos um processo seletivo para ser promovido no trabalho, quando apresentamos algum trabalho na escola ou faculdade, ou quando pedimos aquela pessoa querida em namoro ou casamento. Quando nos preocupamos demais, ao ponto de perder o foco das atividades rotineiras, sentir como se o tempo estivesse demorando pra passar ou perder o sono, entendemos que estamos impotentes diante do desfecho do momento, ou seja, esta é a hora em que passamos a ficar ansiosos.

Vai dar tudo errado!! Tenho certeza que vai!!

Com isso, pode se dizer que a ansiedade pode ser positiva ou negativa. A diferença entre as duas está nos momentos em que são desencadeadas: na primeira, o indivíduo calcula, planeja e organiza os eventos que antecederão um grande momento, trazendo um sentimento de ímpeto e confiança; na segunda, o desfecho do “grande momento” aguardado por ele não tem uma solução aparente ou momentânea, no caso de não ser o esperado, e isso o prende em uma tempestade de emoções, fazendo-o tomar algumas decisões precipitadas em diversos casos.

Curiosamente, o ser humano não consegue viver sem ansiedade, por ser característica própria dele. Mas, o que devemos levar em consideração é a proporção ou veemência em que ela ocorre, além das consequências que costumam interferir no comportamento de um sujeito.

Para finalizar, não são raras as vezes em que podemos estar negativamente ansioso. Entretanto, a mente humana não consegue permanecer todas as 24 horas do dia em constante estado de humor ou alegria, estando sempre à procura de vias para voltar a trabalhar em simetria. Independente das formas, a ansiedade pode ocorrer ou não em momentos específicos, fazendo com que fiquemos ansiosos em certa situação e não necessariamente em outra.

Os comentários para esta postagem estão desativados.

Depressão: tem solução!

Depressão: Um Problema Que Tem Solução A depressão é um transtorno que tem atingido milhares de pessoas, sem distinção …

Ansiedade – Conheça esse mal do século

ANSIEDADE – CONHEÇA ESSE MAL DO SÉCULO Você já deve ter sentido, alguma vez, aquele friozinho na barriga antes de uma …

Ansiedade

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Provérbios 12.25)   Em que consiste a ansiedade? …