Blog

Depressão: tem solução!

Depressão

Depressão: Um Problema Que Tem Solução

A depressão é um transtorno que tem atingido milhares de pessoas, sem distinção de idade, sexo ou de classe social.

Em algum momento de nossas vidas enfrentaremos situações que irão nos entristecer. Porém, a depressão vai muito além de uma simples tristeza, mesmo que ela até seja desencadeada por uma grande decepção ou perda.

Além da questão psicológica, a depressão interfere ainda no físico, no emocional e, dessa forma, nos relacionamentos, no estudo e no trabalho de quem sofre com esse problema.

Parece muito, não é mesmo? Mas, como tudo na vida, esse problema tem solução. E a primeira coisa a saber é se o que você sente é realmente depressão.

Como saber se o que sinto é depressão?

 

Depressão tem cura sim

O tempo que leva o processo de superação de uma situação traumática varia de pessoa para pessoa. Mas se o período se estender e você começar a sentir vários dos sintomas apresentados abaixo, vale a pena investigar com um profissional.

  • Desesperança: uma das características da depressão é a perda de esperança. A pessoa não tem perspectiva de melhora e acha que não importa o que fizer, nada mudará sua situação atual;
  • Falta de prazer: atividades e hobbies que antes davam prazer e alegria já perderam o sentido, levando ao desinteresse;
  • Sono prejudicado: apesar de antagônicos, tanto o sono exagerado quanto a falta dele, a insônia, estão entre os sintomas;
  • Peso: alterações no peso são muito comuns. Ou o indivíduo come bastante ou perde o apetite por completo;
  • Pensamentos ruins: pensar em morte e em suicídio é algo que ocupa grande parte dos pensamentos de quem está com depressão;
  • Autoestima: a baixa autoestima é consequência da visão negativa de si mesmo, seja a respeito de sua aparência como também de sua capacidade intelectual;
  • Libido: o desejo sexual sofre grandes variações quando se está deprimido;
  • Concentração: há muita dificuldade em manter o foco em uma atividade ou mesmo de se lembrar de algo.

Talvez, olhando essa lista, você esteja pensando: “Como vou me livrar disso tudo?” A resposta para essa situação tão complexa pode ser mais simples: busque ajuda. E ela também pode estar na palma da sua mão.

Apoio Tecnológico para o tratamento da depressão

Você sabia que até a tecnologia está facilitando as coisas para ajudá-lo a vencer essa guerra? São aplicativos gratuitos para serem baixados no seu celular que vão ajudar muito. Quer saber mais sobre eles?

  • Querida Ansiedade: o objetivo desse aplicativo é dar informações a respeito da ansiedade, algo que pode levar à depressão. Nele, você encontrará muitos vídeos e exercícios práticos;
  • Deprexis: é um aplicativo interativo e personalizado. Por meio de perguntas e respostas, ele ajuda no mindset, ou seja, na mudança de hábitos de pensamentos e comportamentos. Também há sugestão de exercícios adaptados para esse fim;
  • Gratitude: Por ser bem leve, não ocupa muito espaço no seu celular. E a leveza não fica só aí: o objetivo dele é desviar sua atenção dos pensamentos negativos e chamá-la para motivos de agradecimento. Você pode postar seus motivos de gratidão e ler os de outros também. E, realmente, se olharmos bem, sempre temos algo a agradecer.

Como obter apoio humanizado

Tratando-se de seres humanos, os aplicativos, por melhores que sejam, são apenas uma terapia complementar, mas jamais substituirão a ajuda de um psicólogo.

O psicólogo é o profissional mais adequado para diagnosticar a depressão e dar o suporte necessário para que ela seja superada.

Na clínica de atendimento Psicólogo Higienópolis, você recebe toda atenção de que precisa para chegar à resolução desse transtorno. São utilizados recursos de arteterapia, técnica corporal, sem contar as terapias complementares integrativas.

Ficou curioso? Tem muito mais para você. Clique neste link e descubra o quanto a vida tem de bom para te oferecer.

Ansiedade

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Provérbios 12.25)

 

Em que consiste a ansiedade? É possível usá-la ao nosso favor? Ela é ruim para nós? Estas, dentre outras semelhantes, são perguntas feitas usualmente, porém as respostas que obtemos muitas vezes não são precisas, o que nos deixa com mais dúvidas sobre este sentimento.

Leia mais

Por que ir a um psicólogo?

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. (Carl Jung)

A esfera coletiva em que estamos inseridos (conhecida também por sociedade) é imprecisa e ambígua em relação a todos que nela vivem. Para sermos vistos como pessoa nesta esfera, é necessário que os costumes, tradições, princípios e histórias sejam codificados em nosso ser, sendo que os mesmos já existem antes de nascermos. Em contrapartida, é possível que percamos a nossa identidade diante destes mesmos itens mencionados. Tal fato ocorre por sermos convocados a arcar com responsabilidades e representar valores que não são inerentes a nós.

 

Leia mais

Sobre a terapia de casal

Terapia de Casal

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

 

O atendimento psicoterapêutico é um grande método de auxílio para cônjugues que estão enfrentando dificuldades na relação, de maneira a reduzir as mesmas e os desgastes provenientes destas. Consiste em um espaço no qual o terapeuta irá estabelecer um diálogo com o casal, mediando o conflito e seus motivos, além de sugerir estratégias e caminhos para a solução dos problemas e suas causas.

 

 

Leia mais

Depressão: tem solução!

Depressão: Um Problema Que Tem Solução A depressão é um transtorno que tem atingido milhares de pessoas, sem distinção …

Ansiedade – Conheça esse mal do século

ANSIEDADE – CONHEÇA ESSE MAL DO SÉCULO Você já deve ter sentido, alguma vez, aquele friozinho na barriga antes de uma …

Ansiedade

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Provérbios 12.25)   Em que consiste a ansiedade? …